Afinal, qual a importância desse tal de registro de marca? Por que tanto se fala disso no mundo empreendedor?
O registro de marca é a única forma de proteger o seu maior patrimônio: a sua marca! O órgão responsável por analisar a viabilidade do registro, por deferi-lo ou indeferi-lo é o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Sabe todo o tempo e dinheiro destinados para criação da sua identidade visual (logomarca e nome) e para confecção de produtos com a “cara” da sua empresa? Com o registro, você tem o direito de propriedade sob essa identidade, garantindo uso exclusivo no território nacional e protegendo legalmente sua criação.
E sem o registro, empreendedor, a coisa fica feia… Sua marca fica completamente desprotegida, possibilitando cópias e também denúncias por uso indevido caso haja uma marca registrada similar a sua. Além disso, o engajamento da sua empresa nas redes sociais pode ser prejudicado, uma vez que diante de uma situação em que é necessária a mudança de nome, o vínculo da sua clientela com a identidade “original” da sua empresa é comprometido, podendo distanciá-los.
A identidade de uma marca carrega a cara e a alma do seu negócio, dos seus valores e das soluções que busca trazer para sociedade. Protegê-la é proteger não apenas sua empresa, mas também o que ela representa.